SAIBA MAIS SOBRE OS EXAMES OFERECIDOS

ENDOSCÓPICOS

VIDEOENDOSCOPIA NASAL

Com este exame é possível identificar as causas de obstrução nasal (nariz entupido), auxiliar nos diagnósticos de sinusite e desvio do septo nasal (cartilagem/osso dentro do nariz). Um endoscópio é lentamente introduzido em cada narina até chegarmos ao final do nariz. Utiliza-se um anestésico spray para evitar dor durante o exame.

VIDEOESTROBOSCOPIA

Exame indicado em casos de alterações da voz (disfonia), como voz rouca, tensa, áspera e nos casos de afonias, quando há perda total da voz. Trata-se de um exame detalhado realizado com um equipamento digital que emite luz pulsada e possibilita a visualização da laringe e de sua função, como a movimentação das pregas vocais. O procedimento é indolor.

VIDEOLARINGOSCOPIA

Tem como objetivo visualizar regiões da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e laringe para identificação de lesões ou sinais de doenças que atingem boca, garganta, base da língua, pregas vocais, entre outros. Acoplado a um sistema de vídeo que permite a amplificação e o registro das imagens. Normalmente não provoca dor ou desconforto.

DEGLUTIÇÃO

VIDEOENDOSCOPIA DA DEGLUTIÇÃO

Exame indicado em queixas de engasgos com saliva ou durante a alimentação, dificuldade para se alimentar e para pacientes com derrame cerebral, tumores no cérebro ou pescoço, doenças neurológicas, respiratórias e emagrecimento. São oferecidas amostras alimentares coradas em consistências diferentes para observar a aspiração de saliva, resíduos alimentares, penetração ou aspiração do alimento.

AUDIOLÓGICOS

AUDIOMETRIA TONAL

Avaliação indicada para indivíduos com dificuldade de audição, ouvido tampado, zumbido, dor de ouvido, incômodo com o som alto e como prevenção em casos de trabalho em ambiente ruidoso. Pode localizar e identificar distúrbios, quantificando o grau de perda auditiva e serve também de referência para outros diagnósticos e planejamentos terapêuticos.

AUDIOMETRIA VOCAL

Exame complementar à audiometria tonal e determina a compreensão da linguagem (inteligibilidade) e a discriminação (capacidade de discernir os fonemas). Esta avaliação desempenha um papel fundamental no diagnóstico de determinadas doenças e na indicação de próteses auditivas.

IMITÂNCIA ACÚSTICA OU IMPEDÂNCIOMETRIA

Trata-se de um conjunto de testes que não causam dor e incluem a timpanometria, o reflexo acústico e a impedância acústica e estática. Serve para testar o movimento do tímpano e a resposta do ouvido a sons fortes. O exame é de extrema importância para o diagnóstico das otites catarrais crônicas em crianças.